Fake News? Aqui não!

Fake News

Com o crescimento do acesso à internet e o aumento do acesso às redes sociais, somos bombardeados diariamente com centenas de informações sobre os mais diversos assuntos, vindas de qualquer parte do mundo.

Recentemente a Rússia foi sede da Copa do Mundo e em um dos programas esportivos que se dedicaram à cobertura do evento, um dos jornalistas lembrou que nas primeiras edições que ele participou dessa cobertura todas as informações colhidas, entrevistas realizadas e tudo o que serviria de matérias e reportagens, após colhido, era enviado por avião à sede da emissora e só depois repassada aos telespectadores/ouvintes e leitores. Imagine só, uma entrevista com um grande craque só iria ao ar horas depois de ele ter sido eleito o melhor da partida, e dependendo do país, até dias.

A internet mudou completamente essa realidade! Hoje ficamos sabendo de um fato antes mesmo dele ser comunicado na TV! Se você conversar com sua avó ou com a pessoa de mais idade que conhece, com certeza em sua infância ela não imaginaria o que a internet se tornaria e muito menos que o mundo se conectaria de maneira instatânea em questão de segundos. Em certos pontos isso é positivo, mas ao tempo que nos trás muitos benefícios, também ficamos ainda mais sucetíveis a receber as chamadas fake news, ou “notícias falsas”.

Basta escrever o nome da sua cidade no buscador de alguma rede social ou em algum site de pesquisa e aparecerá vários jornais online que atualizam tudo o que está acontecendo sobre ela, muitas vezes em até 2,3 matérias diferentes sobre o mesmo acontecimento.

Com esse acesso facilitado, cresce o número de pessoas que se dedicam a escrever notícias que não são reais, seja por questões políticas, para conseguir o maior número de compartilhamentos e visualizações com um título tendencioso ou por qualquer outra questão. Muitas vezes, na rotina diária, não há tempo de verificar se aquilo que está lendo realmente é verdade.

No entanto, é de extrema importância seguir alguns passos que irão te ajudar a não compartilhar essas notícias que causam diversos prejuízos e prejudicam muitas pessoas. Listei alguns pontos encontrados em uma pesquisa sobre o assunto, para que você consiga identificar essas notícias e assim manter-se bem informado sobre o que realmente está acontecendo.

Vamos lá, então? Pega um caderninho, anote as dicas e coloque-as em prática. Ah, e converse com outras pessoas sobre isso também, quanto mais informados, mais prontos para combater e eliminar as possiblidades de divulgação e disseminação dessas notícias.

  1. Olhe para a fonte! Notícias publicas por grandes sites conhecidos e que se dediquem a isso, são mais difíceis de serem falsas. Se você receber uma mensagem sem link, vale copiar parte da notícia e escrever em um site de pesquisa, e ver se aquele assunto está sendo tratado daquela maneira em outros sites confiáveis. Pesquisar sobre ela é importante, pois existem alguns sites que se dedicam a informar quais notícias são falsas ou não, quem sabe você encontre mais informações sobre ela!
  2. Qual é a data? Algumas notícias são até reais, mas se publicadas muitos anos depois e fora do contexto perdem totalmente o sentido. Ah, existem notícias falsas que veicularam há muito tempo, e que já foram desmentidas.
  3. Leia! Sim, para saber se uma notícia é falsa é necessário ler a notícia. Compartilhar apenas pelo título não é nada legal.
  4. Quem escreveu? Checar se quem escreveu realmente existe é muito importante! Se necessário, procure um pouco sobre a pessoa.
  5. Uma só publicação? Quantos sites escreveram essa notícia? Se for verdadeira estará presente em vários, agora se for inventada, poucos darão atenção a ela.

Espero que isso ajude um pouco, são pontos simples, mas muito significantes e que fazem a diferença! Fique atento às falsas notícias e privilegie o trabalho daqueles que tanto se esforçam para levar conteúdos interessantes e notícias verdadeiras através da apuração sincera dos fatos! (e se a notícia não for verdadeira, informe quem compartilhou e não dê continuidade a ela, combinado?)

Um abraço!

 

Publicado em Sem categoria por Gyovana Vargas. Marque Link Permanente.

Sobre Gyovana Vargas

Olá, meu nome é Gyovana, tenho 22 anos e sou estudante de Jornalismo. Escrever é uma das minhas maiores paixões e acredito que através da escrita e leitura é possível alcançar muitos valores para nossas vidas! Sei que dá para viver aproveitando nossos dias de uma maneira saudável e única, afinal estou aqui por um Propósito!

Deixe um comentário