Aluno de medicina desenvolve pesquisa sobre a dengue em Araraquara

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e água

O aluno de medicina da Universidade de Araraquara- Uniara, Guilhermo Erlo, está desenvolvendo uma pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Rita de Cássia Garcia Pereira, o objetivo é estudar a relação dos fatores socioambientais e a atuação dos agentes comunitários de saúde com os casos de dengue em Araraquara durante o período de 2010-2016.

Guilherme, contou um pouco sobre os procedimentos da pesquisa:

“De forma geral, eu coletei os dados da dengue desses períodos no SESA/USP e estudei a incidência de dengue nesses anos. Além disso, analisei o número de óbitos por ano, a prevalência e o número de casos da doença por raça, sexo, escolaridade e idade. O meu objetivo nesse segundo semestre, após já terminar a análise estatística (por meio de gráficos e tabelas) e identificar os bairros de maior e de menor prevalência da doença, é de realizar uma entrevista com os agentes comunitários de saúde desses bairros, usando um questionário já produzido, para analisar o grau de satisfação desses trabalhadores em relação ao seu conhecimento sobre a doença, o acolhimento e vínculo na comunidade em que atuam, entre outros fatores. Esses dados serão estudados juntamente com os fatores socioambientais desses mesmos bairros (coleta de lixo, saneamento básico e outras características). Eu espero aferir uma associação entre a ação dos agentes de saúde e a possível interferência dos fatores socioambientais, unindo-os aos bairros de menor e maior prevalência da mazela”

E não para por ai.. Ele tem mais um projeto de pesquisa, acreditem se quiser, esse cara é fera! 

“Além dessa pesquisa, a qual terminarei ainda este ano, estou com um projeto de pesquisa através do PICBiotec intitulado: “A Influência do Modo de Carreamento Celular na Proliferação e Diferenciação de Células-Tronco Mesenquimais”. Nessa pesquisa estou sendo orientado pelo Prof. Dr. André Capaldo Amaral e o projeto de pesquisa enquadra-se na área de pesquisa da medicina regenerativa. Os resultados deste projeto proporcionarão grandes avanços no que diz respeito às pesquisas na área de terapia celular com células-tronco mesenquimais em medicina regenerativa, reforçando o caráter científico institucional e beneficiando docentes e alunos. Basicamente, essas são as duas pesquisas as quais eu estou trabalhando”

Quer saber mais sobre o curso de medicina na Uniara? Acesse nosso Link.

Deixe um comentário