Invenções baseadas em filmes

Todos os anos, diversas invenções criadas por grandes centros científicos ou pessoas comuns nos surpreendem. Algumas beneficiam a vida de milhares de pessoas, principalmente as que são relacionadas à área da saúde. Mas, já pensou poder ter super poderes como o Super- Homem? Ou ter em casa o Mapa do Maroto, de Harry Potter, e “stalkear” a galera por aí? E imagina vestir a armadura do Homem de Ferro? Nos últimos tempos, invenções como estas, baseadas em filmes, têm ganhado espaço no mercado científico, e surpreendido por sua inovação e criatividade. Confira:

Armadura do Homem de Ferro10428859_535344709909463_1031392636_n

Não, não é brincadeira. O exército americano já iniciou suas pesquisas e testes para a criação da armadura mais resistente do mundo, chamada TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit), que visa não só a resistência em combate, com partículas que, quando atacadas, ao invés de se danificarem, se fortalecerão, mas também o controle dos sinais vitais do soldado durante as operações, além de visão noturna e de 360°. Outro filme que também inspirou a criação desta armadura foi Aliens, com a ideia de uma estrutura acoplada que fornecerá uma camada extra de força. O lançamento desta arma está prevista para daqui 3 anos (começou a ser criada em 2013).

Visão de raio-x do Super Homem961105_535344699909464_322024246_n

Quando criança (e pra não dizer até hoje) muitos sonhavam com este super poder: a visão de raio x do Super Homem, que o ajudava em muitas situações de perigo. O Laboratório de Ciência da Computação da MIT criou um sistema com 3 antenas acopladas a uma parede, onde duas recebiam os movimentos de uma pessoa que estava do outro lado e uma transmitia estas captações para um computador, que indicava a localização desta pessoa. Este sistema é capaz de apontar esta localização com margem de erro de apenas 10 centímetros. 

Veja o vídeo explicando o processo clicando aqui.

Mapa do Maroto de Harry Potter10432204_535344696576131_47600441_n

Nesse caso, a frase “Juro solenemente não fazer nada de bom” não vai te ajudar. O sistema criado por três estudantes da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, é feito através de um computador para monitorar os idosos de uma casa de repouso, pois, segundo eles, estes precisam de cuidados rápidos, e suas mudanças de comportamento e saúde podem, assim, ser evitadas, mantendo sempre seu bem-estar.  Esta é a primeira vez que um sistema como este, denominado algoritmo, possibilitou o rastreamento de várias pessoas ao mesmo tempo, em um ambiente real e cheio de obstáculos que poderiam atrapalhá-lo.

Para entender melhor o processo, acesse o site criado pelos estudantes clicando aqui, onde há também um vídeo sobre (o conteúdo se encontra em inglês).

Deixe um comentário