Livros para ler enquanto as provas não voltam

Por enquanto, todos estão livres das provas. Além do cansaço físico, estes exames trazem também um cansaço mental enorme, pois os estudantes leem apenas o que é relacionado com a prova que realizarão e, consequentemente, com seu curso. Ler apenas sobre um determinado assunto pode ser extremamente cansativo (e chato!), por isso, separamos para vocês 5 livros de diferentes gêneros que podem ser lidos neste período mais tranquilo, pra se distrair e, talvez, até se apaixonar por estas histórias tão fascinantes.

A Mulher do Viajante no Tempo (Audrey Niffeneger)

Sinopse:
Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação. (fonte: skoob)

Extraordinário (R. J. Palacio)
112722956SZ

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. (fonte: sobresagas)

O Diário de Anne Frank (Anne Frank)

Sinopse:
12 de junho de 1942 – 1° de agosto de 1944. Neste período, a garota Anne Frank, em seu diário, descreve como era o dia-a-dia no anexo secreto no qual vivia com sua família e alguns amigos, pois todos eram judeus e precisaram se esconder da perseguição em massa que se fazia à estes durante a Segunda Guerra Mundial. No dia 4 de Agosto de 1844, após uma denúncia, o esconderijo é descoberto, e Anne, sua família e amigos são enviados para campos de concentração. Otto Frank, pai de Anne, e único sobrevivente dentre estes, acaba por publicar o diário de sua filha, com relatos que nos fazem, realmente, refletir. (fonte: livropravoar)

Capitães da Areia (Jorge Amado)

Sinopse:
Pela primeira vez na história da literatura brasileira, um escritor denuncia de maneira panfletária – romântica, e paradoxalmente, socialista e realista – o problema dos menores abandonados e dos menores infratores que  desafiavam a polícia e a própria sociedade (no caso, Salvador). A abordagem romântica deve-se, exclusivamente, ao fato de o autor minimizar os delitos dos meninos e acentuar os defeitos da sociedade, nem mesmo a Igreja ficou livre da censura do autor.  Por outro lado, Jorge Amado traz para discussão a problemática desses meninos que não tiveram a felicidade de ter uma família ou a felicidade de ser acolhidos pelo Estado que  tinha e ainda tem) a obrigação de defendê-los de qualquer tipo de marginalização. (fonte: saojose)

O Chamado do Cuco (J.K. Rowling, sob pseudônimo de Robert Galbraith)

Sinopse:
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios. (fonte: skoob)

Nunca é demais ler um bom livro, por isso aproveite seu tempo livre para ler não só estes, mas aqueles que estão guardados na sua casa há muito tempo e que possuem, cada um à sua maneira, um conhecimento que vale a pena ser acrescentado em sua vida.

Deixe um comentário